Fórum beruby
25 de Abril. Positivo ou negativo?
38 Comentários,
28 usuários
|
|
Na minha opinião, tem os dois lados, nem tudo foi bom. |
|
subscrevo o teu parecer.
Criado por - quase de 14 anos
|
|
|
A minha opinião é similar. Houve vantagens e desvantagens, mas penso que o balanço pende para o positivo.
Criado por maria brito (57 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
O 25 de Abril foi bom pois passamos da ditadura para a democracia, mas estamos muito longe em termos de qualidade de vida dos outros países da Comunidade Europeia.
Criado por Maria do Carmo Lopes Pereira (2 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Por um lado havia mais disciplina (por vezes um pouco exagerada) mas mantinha-se o respeito pelos outros, e acima de tudo eramos um país com dinheiro, e desde o mario soares até hoje, tudo isto veio-se a degradar.
Criado por regina (6 comentário) quase de 14 anos
pPorém também foi bom, pois conquistou-se mais liberdade e direitos. |
|
|
Não estamos mais 20 anos sem outra revolução
Criado por zarroc (3 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Positivo na altura, e se calhar negativo nos dias de hoje...
Criado por Pedro Peixoto (102 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Neste momento só me apetece gritar bem alto 25 DE ABRIL SEMPRE FASCISMO NUNCA MAIS !!!!!!!
Criado por Francisco Sanchez (9 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
o 25 de abril só serviu para muitos encher a pança. por isso para mim era o primeiro feriado civil com que acabava.
Criado por ze tuga (297 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Neste momento nao existe 25 de abril, com o estado a cortar e tirar tudo e a impor todas as regras que tem imposto, está a empobrecer o país e enriquecer os magnatas do dinheiro. Cump...
Criado por André (125 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Acho que fazia falta um 'antes' do 25 de Abril a ver se isto se orientava. Se alguns consideram os da altura fascistas, o que serão os de hoje em dia, algo bem pior. pelo menos o fascismo encheu o cofre dos estados!
|
|
|
Positivo, mas nos dias de hoje estão em causa os ideais de Abril.
Criado por anabela cardoso (13 comentário) quase de 14 anos
|
|
Ambas... |
|
|
fazia falta um 25 de abril como aquele de à uns anos atrás....
Criado por Tiago Ferreira (88 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
O 25 de abril, deixou de existir desde a altura que nossos governantes se deixaram levar pelos interesses dos outros, que nada beneficiam o nosso pais. Estamos a voltar ao fascismo, mas um tipo de facismo bem pior, porque está camuflado, onde só os magnatas do dinheiro podem decidir o que querem...
Criado por victei (4 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Cada um tem o seu ponto de vista
Criado por dcardoso (186 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
As duas.
Criado por Ricardo (7 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
positivo acima de tudo, negativo pq nao seguimos os ensinamentos de abril!
Criado por rute (5 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Apesar de todos os problemas actuais, positivo claro. Acho que ninguem gostaria de viver ou no caso de alguns reviver, a angústia e opressão em que a sociedade vivia antes do 25 de Abril.
Criado por Madalena Domingos (1 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
opressão sim, mas agora hoje em dia até há liberdade e pouca vergonha a mais, caso que na altura não se via. acima de tudo havia dinheiro e politicos não tão corruptos como hoje. afinal? foram poucas as vantagens.
a ideia foi boa, agora quem esteve no poder depois disto, arrasou TUDO |
|
|
Eu acho que foi negativo :/
Criado por Bruno Marques (9 comentário) quase de 14 anos
Ok que ganhamos liberdade mas aos poucos estamos a perde-la :s Vivemos na miséria como se vivia antes do 25 de Abril... Podemos pensar que as pessoas já têm mais estudos mas de que serve isso?não há emprego (digo isto mas concordo q as pessoas estudem, atencao) Temos um país mendigo que está nas maos de investidores e sob alçada da troika :s O que vale é a nossa reserva de ouro (q serve se vendido nao da p pagar metade so dos juros desta ajuda externa?) que, e se nao tou em erro, foi amealhada por Salazar... O que há de positivo? liberdade de expressao? (ve-se nas manifestacoes a carga policial lol) Liberdade em que? vamos na rua e estamos sujeitos a que nos roubem :S - ja p nao falar dos roubos do Estado - Acho que a Revolução foi muito bonita e não deu sangue mas foi mal feita pq a partir dai o pai aiu numa expiral negativa :/ cumprimentos |
|
|
Bom, positivo foi.
Criado por Luis Miguel Rodrigues Querido (84 comentário) quase de 14 anos
Liberdade é sempre bem vinda (e não foi só liberdade de expressão, pois os movimentos eram muito limitados). No entanto resulta que em Portugal, devido à muito infeliz falta de educação e civismo, grande parte dessa liberdade foi/é aproveitada de forma errada por muita gente, transformando o que deveria ser uma coisa fantástica numa ação que deixa muitas pessoas na duvida se foi benéfico ou não, pois apesar da liberdade alcançada, tudo o que veio por acréscimo foi muito negativo, pois a grande maioria das pessoas não sabe que a SUA LIBERDADE COMEÇA ONDE ACABA A DOS OUTROS, e mesmo aqueles que sabem, devido à pouca cultura/educação, nem querem saber disso.... O caso dos putos de bairro (não quer dizer que são todos iguais... há mta gente boa em bairros) que não sabem o que significa a palavra "Respeito" e acham imensa piada a juntar-se em grupos para andar a fazer asneiras de todo o tipo e por todo o lado... O mesmo se aplica nas claques de futebol... Eu sou do Porto, tripeiro de gema, e gosto muito da minha cidade, mas nem queria acreditar na reação que houve aqui há uns anos em que eu e a minha mulher fomos ver um porto-benfica em que o benfica ganhou (para gosto da minha mulher) e depois na saida passamos (com os outros Portistas) junto à claque do Benfica que estava a festejar, e a minha mulher decidiu também ela festejar (no meio dos Portistas) a vitória do Benfica... Não faltaram exemplos desse tipo de pessoas que eu designo por "putos de bairro" a demosntrar que não gostaram (da forma errada...)... Então onde está a liberdade da minha mulher??? Não tem o direito a manifestar-se? Ao tentar impôr pela força ou intimidação a sua opinião, esses "putos" estavam a exercer também eles a sua liberdade, mas precisamente a fazer o que faziam antigamente o governo / PIDE... Onde ficou o espaço do respeito pelo proximo / educação? Talvez por isso não seja tão desejada (como deveria/poderia ser) a revolução do 25/Abr.... Talvez se estes "putos" fossem enviados atrás no tempo de forma a viverem na pele os tempos antigos, não se comportassem como fazem e dessem mais valor ao que foi conseguido... Contudo, bem haja. Evoluções como esta, são sempre positivas, ainda que os efeitos possam não o ser. |
|
|
sempre positivo
Criado por smtp (115 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Por ter acabado com a ditadura considero o 25 de Abril positivo.
Criado por Miguel Armindo Lopes da Silva Pereira (3 comentário) quase de 14 anos
|
|
Positivo, sem dúvida
|
|
|
Coisa boas e coisas muito más
Criado por Marlene Pires (4 comentário) quase de 14 anos
|
|
positivo, ou hoje não estariamos aqui.
|
|
|
Positivo
Criado por claudia (1 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Positivo, e que sofreu a repressão da época nunca esquece a importancia que esta data tem.
Criado por JMRM (5 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
os 2..
Criado por juilçamira francês (13 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
MAIS POSITIVOS QUE NEGATIVO ;)
Criado por maria (1 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
ambos os dois....
Criado por Bruno Nunes (12 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
O 25 de abril foi óptimo!!! A gestão do país pós revolução é que deveria ter sido melhor...
Criado por Cristiano (93 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
Regina: Por um lado havia mais disciplina (por vezes um pouco exagerada) mas mantinha-se o respeito pelos outros, e acima de tudo eramos um país com dinheiro....
Criado por Sofia Santos (80 comentário) quase de 14 anos
????????????????????? Por favor.... até vou fingir que nem li isto.... Até aceito se desconheceres a realidade.... Mais disciplina e por vezes um pouco exagerada?????? A sério quase nem tenho forças para comentar. Desconhecimento total, irresponsabilidade. Ingénua ou ignorante? Tinhamos dinheiro? Aquando do 25 de Abril estavamos com uma recessão de mais de 5%, foi isso que despoletou tudo. As pessoas eram presas por terem ideias, por não poderem falar, nem pensar.... Um pouco exagerado? Eh pá.... Se querem ganhar centimos tudo bem, mas por favor não sejam ridiculos ao ponto de terem ideias frouxas de uma data histórica do nosso país. O 25 de Abril foi importantissimo, a gestão após esse período é que pode ser questionada. Mas nunca o 25 de Abril! |
|
|
Infelizmente os ideais de Abril estão a desaparecer a um ritmo alucinante..
Criado por André Mendes (2 comentário) quase de 14 anos
|
|
|
BSofi: se tivesses gente da familia que depois do 25 de Abril teve de fugir devido ao comunistas não dirias isso, assim como conheço gente que prefere o antes do que o hoje em dia, pois isto é um país podre, sem ideais, onde os ideais do 25 de Abril foram destruídos e modificados de forma ordinária. Não havia dinheiro? ahahah, vai ver os documentos aos livros e tudo mais e verás se não havia.Não podias comentar? Talvez, mas nao é como tu dizes, vai ler a história REAL e não a que te contam por ai. Vai perguntar a pessoas de antes que passaram por o passado e o presente e pergunta-lhe! O 25 de Abril não foi mau, aí dou-te a razão. Mas agora criticares o antes, por favor. Nem tudo era bom, mas nem tudo era mau.
NSe quiseres documentos e testemunhas do que te digo, fala comigo ;) |
|
Eu ate acho positivo ^^
|
|
|
Aceito a opinião, mas não concordo plenamente. Aliás... Graças ao 25 de Abril posso discordar de opiniões!
Criado por Sofia Santos (80 comentário) quase de 14 anos
O dinheiro estava centralizado em grandes familias, a pobreza era mais do que muita, a disparidade de classes existia. As familias mais capitalistas sofreram, é verdade, mas o que se ganhou em liberdade não tem comparação. Não é bem "os meios justificam os fins" mas quase. Não preciso de me documentar acerca de tal, pois vivi-o já na plena faculdade das minhas capacidades. Cheguei a ter a PIDE colada, porque íamos mais 3 amigos a rir!!!! Então perguntaram se estavamos a gozar com alguém, qual a razão de riso... Felizmente a juventude de hoje não sabe o que é isso. Mas atenção.... a anarquia reinante de hoje, a falta de valores, o desprezo pelo semelhante, a miséria, a pobreza, nada disso foram os valores de Abril. Esse valor foi essencialmente a LIBERDADE. O que foi feito a nível politico após isso, isso sim deve ser questionado. Claro que militares não sabem governar. É fácil dizer acabemos com a ditadura, vamos criar a democracia... E foi aí nessa construção de bases que algo falhou. São opiniões. Custa-me é alguma indiferença a esta data por parte de juventude de hoje. Muito nem sonham como era a repressão! Ler é fácil... Vivê-lo foi dificil! |