Fórum beruby

Universidade - Engenharia Informática

4 Comentários, 3 usuários
dcardoso

Boas a todos,
Para começar não sei se esta zona é ideal, ou se mesmo o fórum é o ideal, mas não custa tentar e como este fórum é o que mais frequento, venho expor uma dúvida e ver se alguém dentro do assunto me pode ajudar...
Estou a acabar de momento o meu curso de Comércio de nível IV, já tenho um curso de Informática de nível II feito também. 
Estou a pensar em entrar para a universidade, mas logo para começar tirando eu dois cursos é a mesma coisa que dizer que bases de matemática não as tenho, a universidade pede como exames de acesso a matemática A e eu tenho matemática B e digamos que muito escassa...
Eu gostava de saber se, alguém me pode dizer se a matemática já dentro do curso é fácil de dar conta do recado, se estiver atento e me esforçar com as bases que me dão lá eu consigo me safar ou se as bases que vêm de trás é que me iriam fazer conseguir passar, pelo que pesquisei a matemática que lá aplicam basta estudar a partir de lá que conseguimos bem efetuar, mas nada melhor que ouvir a vossa opinião.
Sempre tive aquele "sonho" de ser informático profissional, já por isso me encaminhei logo no 9º ano para um curso informático, não o fiz no 12º ano porque não havia o que eu queria, só havia informática ligada à economia e isso não é para mim :rirs: 
Agora, também gostava de saber se os exames de acesso são muito difíceis, se com algum estudo (inserindo umas explicaçõezinhas) conseguiria entrar, a média suficiente é de 15. Opiniões etc, são todas bem-vindas.
Voltei a querer informática porque além de ser um sonho, surgiu-me uma oportunidade e gostava de conseguir efetuar o meu sonho :feliz: 

Já agora, se alguém estiver a efetuar esse curso, pergunto...
- A prática feita na universidade é muita?
- É preciso conhecimentos já a nível de CSS, Java, etc ou ensinam tudo direitinho? :anjo: 

Agradeço desde já a ajuda e caso aqui não seja o sitio ideal, coloquem no sitio correto se for possível, mas caso o fórum não seja o melhor para este assunto, agradeço que me facultem o sitio certo.

Aproveito e desejo uma boa páscoa a todos os utilizadores!!!
Abraço

Criado por dcardoso (186 comentário) quase de 14 anos
dcardoso
 Ninguém aqui que me possa opinar e ajudar? :o
Criado por dcardoso (186 comentário) quase de 14 anos
José Torres
 Quando entras em engenharia informática, em teoria, não precisas de saber nada. Aprendes tudo lá. A quantidade da vertente prática depende de faculdade para faculdade. Estou na FCT-UNL e temos uma quantidade equilibrada de teoria e prática. Afinal, as duas são importantes.

Teoricamente não precisas de saber nada. Mas convém. Um pouco de algoritmia, saber que linguagens existem, que sistemas operativos existem. Saber um pouco de tudo. 

No início vai ser algo fácil... Mas quando entrares para o 2º semestre vai começar a ser puxado e vai ficando mais difícil com os anos.
Já vi amigos a desistirem de informática por não conseguirem fazer as cadeiras.

Criado por José Torres (10 comentário) quase de 14 anos
pedrofirzen
Na minha universidade, mais de metade dos que entraram no meu ano desistiram depois do 1º ano........
É assim, isto também depende de universidade para universidade, o curso até consegue-se fazer se gostares MESMO da matéria de informática, tens mas é de adaptares-te muito bem aos saltos que se dá de semestre em semestre, claro que se tiveres professores que ensinam bem até consegues-te safar, mas no meu caso, há alguns que nem vale a pena ir as aulas porque ficas a saber tanto quando entras e sais da sala......Aviso-te que no 1º ao a matéria de informática é muito pouca porque vais ter de apanhar bases matemática, só no 2º ano é que começas a ter mais um bocado de informática e é só no 3º é que tá tudo com disciplinas de informática, por isso não te desmotives no inicio.

Quanto a matemática, eu entrei com o curso de ciencias por isso apanhei a matemática A e usei o exame de FQ para entrar na universidade (na altura dava para entrar com matemática, economia ou FQ) que o exame foi uma porcaria para todos, é assim o 12º ano é o unico ano em que a matemática que aprendes é usada no inicio do curso, o 10º e o 11º é só uns avançozinhos, mas eles também fazem revisão no 12º da matéria dos anos anteriores. Tu consegues fazer o exame só com explicação  se quiseres, sai mais caro mas aprendes de certeza absoluta mais do que nas aulas, já para não falar se não tiveres conhecimentos o explicador ensina-te, enquanto nas aulas tens de acompanhar o ritmo.

Quanto conhecimentos de informática, eu entrei no curso sem saber quase nada, programar e todas as bases de informatica aprendes no curso, ajuda saberes um bocadinho aqui e acolá de informática mas não é obrigatório.

Boa sorte :D
Criado por pedrofirzen (21 comentário) quase de 14 anos