Fórum beruby

aumento dos transportes

30 Comentários, 24 usuários
filipe cavaco
gostaria de saber a vossa opinião acerca do aumento previsto para fevereiro dos transportes em Portugal.
Criado por filipe cavaco (177 comentário) mais de 14 anos
Unknown_user26
vai ser como tudo o resto para o povo do genero "come e cala-te"...
neste momento já desconfio de tudo, sei que a austeridade é para pagar a nossa divida, mas acho que já andam a abusar e a aproveitar a conjectura para aumentar algumas coisas só no ambito do lucro...
Criado por - mais de 14 anos
Flávio Pereira
 é lamentavel o novo aumento de transportes de forma generalizada, em vez disso, deveriam comecar a cobrar com dum desconto de 25% na utilização particular dos transportes aos funcionarios e a sua familia directa, e os militares em vez de pagarem 1/4 de bilhete deveriam pagar 3/4. assim o defice das empresas de transportes diminuía e facilitava a vida ao cidadao comum. isto icentiva também a utilização de transporte privado. falo por mim por 3 KM pago 1.5 euros cada viagem , ficando 3 euros por dia. eu por 6 kms nao gasto isso em combustivel. 
Criado por Flávio Pereira (441 comentário) mais de 14 anos
Carla Vilhena

Acho lamentável. A utilização de transportes públicos devia ser incentivada e não penalizada. 
Parece-me um contrasenso que, como disse a pessoa que fez o comentário anterior (flokas) e que relatou uma situação com a qual também já me deparei, o Estado favoreça a utilização do transporte privado.

Criado por Carla Vilhena (92 comentário) mais de 14 anos
inês
é algo que já se esperava á muito tempo.
Não existe nenhuma empresa de transportes publicos (publica) que tenha lucro, dão sempre prejuizo. Elas também não refletem no imediato o aumento dos combustiveis (quer eletricidade quer das gasolinas), esses aumentos tem sido suportados pelas companhias, acho natural, apesar de pouco popular que haja aumentos nos transportes 1 vez ao ano.
Quanto ao valor da viagem, não existe distinção por parte dos transportes de quem os usa para andar uma paragem ou quem os usa para ir até ao fim da linha. No entanto, quem compra o passe social mensalmente não paga 1.5€ por viagem, paga um valor fixo em que pode usufruir das viagens que quiser no periodo de 30 dias, não acho que seja um  desincentivo ao uso do transporte publico face ao privado, pois usando o transporte publico para além de se pagar um valor fixo por mês (mais uma vez para quem usa o passe), não tem de se preocupar com estacionamento, nem desgaste do carro, seguros, inspecções e afins, e acaba sempre por fugir melhor ao transito, pois mesmo os autocarros tem faixas proprias de rodagem.
Criado por inês (81 comentário) mais de 14 anos
Teresa
Mas de certeza que há muita coisa que funciona mal dentro dessas empresas. Não faz sentido certos luxos de administradores e depois serem pagos com os aumentos consecutivos dos passes e bilhetes.
Criado por Teresa (29 comentário) mais de 14 anos
catarinalem
Para além desse mau funcionamento, também acho ridiculo cada vez mais, andam pessoas nos transportes públicos, e eu sinto na pele, e eles estão constantemente a reduzir comboios, autocarros, metros em número e espaçar o intervalo entre eles, e reduzir também as suas carruagens no caso dos metros e comboios. Está a tornar-se impossível em hora de ponta apanhar um transporte público para o trabalho, ou para a faculdade, escola, etc.
Conheço casos de pessoas, que já nem têm dinheiro para pagar os transportes para ir trabalhar. Isto é muito grave!
Criado por catarinalem (35 comentário) mais de 14 anos
ninamante
Olá a todos.
Uma coisa que ainda não percebi é se vão acabar os passes combinados, tipo metro - comboio?
e se não quanto vão custar?
Obrigada
Criado por ninamante (2 comentário) mais de 14 anos
Ana Lopes
Vão continuar a haver passes combinados, incluindo um novo, o "Navegante"... http://economiafinancas.com/tag/novo-passe-social/
Criado por Ana Lopes (4 comentário) mais de 14 anos
Unknown_user26
Eu ouvi falar que já não vai aumentar en Fevereiro, é verdade?
nero.e.trinkas
Uso um passe de 30 dias, combinado entre Soflusa e Carris, comprei ontem e não notei qualquer alteração no preço.
Criado por nero.e.trinkas (87 comentário) mais de 14 anos
Bóia
Vão sim aumentar, mas para os estudantes e idosos que usufruam de 50% de desconto, vão continuar a usufruir mas somente de 25%.
Criado por Bóia (2 comentário) mais de 14 anos
Rui Vermelho
 Os que possuem cartão da rede expresso continuam a usufruir dos mesmos descontos ou existem alterações?
Criado por Rui Vermelho (1 comentário) mais de 14 anos
Alvaro Nogueira
isto é uma vergonha
Criado por Alvaro Nogueira (23 comentário) mais de 14 anos
Miguel Trindade
Façam o que eu fiz, aproveitem estes últimos dias de Janeiro para poder carregar o passe o máximo que conseguirem e assim ainda aproveitam de desconto de 50% porque as novas tarifas so entram em vigor em Fevereiro.
Criado por Miguel Trindade (12 comentário) mais de 14 anos
bruno
é uma roubalheira este país .
vou carregar o passe mazé
Criado por bruno (9 comentário) mais de 14 anos
Nuno
Também não notei qualquer aumento no passe do Andante
Criado por Nuno (9 comentário) mais de 14 anos
Rui Ribeiro
 Eu sou utilizador do passe combinado da Transtejo com o Metro. Pelo que estou a ver com esta história do Navegante vou ter de pagar o passe do barco + o passe do metro uma vez que ainda nao incluem os barcos no Navegante.  Em relação aos sucessivos aumentos para comportar as de manutenção e funcionamento, concordo com o que já foi dito mais acima. Se eu trabalhar num restaurante, se os chefes quiserem que o negócio aguente não vão oferecer o almoço todos os dias ao primo do tio do avó de todos os funcionários. Se todos pagassem de igual forma, se fossemos um pais de verdadeira Igualdade estavamos muito bem, mas enquanto houver tachos e ordenados milionários para quem está no poleiro quem paga é o Zé!

Criado por Rui Ribeiro (18 comentário) mais de 14 anos
Unknown_user26
Viva,

Eu pouco senti o aumento, mas a fazer as contas ao final de um ano pouco 48€, parece que não mas os centimos fazem a diferença.

Cumps
Rui Ribeiro
 Ontem soube qual seria o aumento com a histório do Navegante. 4 euros de aumento. 
Criado por Rui Ribeiro (18 comentário) mais de 14 anos
maria brito
Alguém sabe se os passes de estudantes (com 50% de desconto) também irão acabar?
Criado por maria brito (57 comentário) mais de 14 anos
Miguel Trindade
O desconto de estudante vai passar de 50% para 25%.
Criado por Miguel Trindade (12 comentário) mais de 14 anos
Antonio Macedo
 Enfim... é a história do paga o justo pelo pecador. Estamos a pagar os erros de anos e anos de má gestão.
O pior é que no fim quem fica com a factura é o povo, porque os lobbies não permitem mandar a factura para quem devia pagar
Criado por Antonio Macedo (1 comentário) mais de 14 anos
usagi113
 Axo muito mal terem aumentado bruscamente os transportes para certas classes sociais, sim porque para as grandes classes isso não lhes afeta nada, pois vão de carro e tem quem lhes pague a gasolina e alguns até motorista têm..... É sempre o pobre que paga tudo o que o rico se individa..... :(
Criado por usagi113 (5 comentário) mais de 14 anos
Bruno Santos
Eu vivo na Madeira e para mim sai me mais em conta levar o carro para a Universidade do que ir de autocarro. Tenho parque de borla e não tenho de andar preocupado com horarios de autocarros.

Vejo os continentais a chorar devido aos aumentos (e compreendo porque é mais dinheiro que vamos ter que gastar), mas só para terem uma ideia eu para ir da minha casa (para quem já teve na Madeira, fca perto do aeroporto) até à universidade da Madeira tenho de apanhar dois autocarros, de companhias diferentes. Conclusão para fazer passe para um mes eu teria de pagar uns 110€ para fazer algo como 25 km. Agora comparem com os preços dos transportes de Lisboa e/ou POrto e digam-me alguma coisa....
Criado por Bruno Santos (25 comentário) mais de 14 anos
Pedrovskii
 esta ridiculos esta subida
Criado por Pedrovskii (20 comentário) mais de 14 anos
João Martins
 custa a todos
Criado por João Martins (5 comentário) mais de 14 anos
Flávio Pereira
 è lamentaval este aumento uma vez que não vai diminuir os prejuizos das empresas de transportes pois, co meu caso que noa sou da grande lisboa compensa-me mais ir de carro do que de transportes publicos para o trabalho. tambm algo que nao compreendo é a razao pela qual o comboio é um transporte mais carro que os autocarros, deveria ser mais barato pois é mais ecologio.
Criado por Flávio Pereira (441 comentário) mais de 14 anos
Ana Inês
 Esta subida de preços dos transportes é completamente vergonhosa, e tenho de concordar que realmente o comboio deveria ser mais barato do que os autocarros.

Criado por Ana Inês (10 comentário) mais de 14 anos
João Paulo Vieira Gouveia Gramacho
Tenho a resposta ideal para este tópico www.youtube.com/watch
Criado por João Paulo Vieira Gouveia Gramacho (8 comentário) mais de 14 anos